Pular para o conteúdo

Livro de Jonas Madureira vende 5 mil exemplares em menos de 2 meses

O pastor comemorou o marco de 5 mil livros vendidos em tempo recorde.

O pastor Jonas Madureira, da Igreja Batista da Palavra (SP) celebrou um marco. Em menos de dois meses seu livro mais recente, “Inteligência Humilhada”, vendeu 5 mil exemplares. “Muito obrigado meus irmãos e amigos”, agradeceu em sua conta oficial no Instagram. A obra é fruto de palestras ministradas pelo autor. Em entrevista para o canal Box 95, Jonas explica.

“A história do livro é interessante porque começou com uma leitura em especial das obras de Agostinho. Eu tinha acabado de ler o livro 10 das confissões e a leitura daquele livro em especial me marcou muito. E foi justamente na mesma época que eu recebi um convite para dar uma palestra na Conferência Teológica Água da Vida em Niterói e o assunto envolvia essa questão da racionalidade da fé, como se relaciona essas duas coisas”, disse.

“E foi por conta disso que a gente resolveu, nessa palestra, aplicar um pouco daquilo que a gente tinha lido nesse texto de Agostinho. Essa palestra foi interessante, porque depois que terminamos, teve uma sessão de perguntas e respostas e encerrou a conferência. No final, muita gente veio me procurar dizendo que havia se interessado pelo conceito de ‘Inteligência Humilhada’. Quando a gente começou a trabalhar essa questão da humilhação da inteligência e que a teologia se constitui dessa fragilidade, muita gente ficou curiosa”, ressaltou.

Segundo o site da Editora Vida Nova, o livro apresenta o resgate de uma tradição do pensamento cristão que sempre se recusou a reduzir o debate entre fé e razão nos termos do racionalismo ou do fideísmo. A finalidade do conceito de “Inteligência Humilhada” é despertar o interesse por uma razão que ora e uma fé que pensa.

Seguindo o conselho de João de Salisbúria, Jonas Madureira subiu nos ombros de cinco gigantes da tradição cristã: Agostinho de Hipona, Anselmo da Cantuária, João Calvino, Blaise Pascal e Herman Dooyeweerd. Todos eles serviram de ponto de partida e fundamentação do conceito. Ao longo deste livro, essas cinco vozes são ouvidas nos mais diversos assuntos: teologia propriamente dita, revelação natural, problema do mal, gramática da antropologia bíblica, formação de um teólogo entre outros.

Sobre Jonas Madureira

Jonas é professor de Teologia e Filosofia da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, do Servo de Cristo e do Betel Brasileiro. Autor do livro “Filosofia” do Curso Vida Nova de Teologia Básica, publicado por Edições Vida Nova.

Em 2005, recebeu da PUC-SP a premiação de Menção Honrosa, na área de Filosofia, pelo estudo que apresentou sobre a doutrina do conhecimento negativo de Deus em Tomás de Aquino. É editor da Edições Vida Nova. Pastor da Igreja Batista da Palavra, em São Paulo.

Confira a entrevista de Yago Martins com o autor Jonas Madureira:



Teste