Pular para o conteúdo

Ministério Fiel lança novos programas com YouTubers cristãos

O Ministério Fiel tem investido há anos para produzir e distribuir a boa teologia reformada no Brasil. Seja por meio da editora, conhecida por trazer obras de autores como Paul Washer, John Piper e R. C. Sproul, seja através de conferências, publicações de e-books gratuitos e até cursos. Agora, para complementar essa lista, uma nova plataforma ganhará intenso investimento.

É que o Ministério Fiel acabou de lançar um canal no YouTube com a participação de diversos produtores de conteúdo. São eles, Yago Martins e sua esposa Isa Martins (Dois Dedos de Teologia), George Lucas e sua esposa Rita Carolina (Geolê), Saor Lucena e sua esposa Raissa Lucena (Evangelho em Questão), além de David Mesquita, que apresenta um canal homônimo.

Para Yago Martins, o YouTube também é um lugar para a teologia e não apenas nos seminários ou grupos de estudo. “Eu acho que todo lugar é lugar de teologia. Eu acho que a teologia tem que inundar a existência humana. A gente tem colocado a teologia como uma coisa meio escondida, uma coisa que é só para o seminário, só para o pastor, para o acadêmico. Se a gente está falando de Deus, falando da fé, falando da Bíblia, isso é teologia”, explica o jovem no vídeo de anúncio do canal.

“E se o YouTube é um meio de comunicação de massa, que chega às pessoas, que é muito mais barato que uma TV. É útil, é prático é rápido, porque não usar esse meio de comunicação para transmitir aquilo que nos aproxima mais de Deus?”, questionou o pastor e teólogo cearense.

 

Vivendo teologia o tempo todo

O pastor de jovens David Mesquita comentou que a teologia deve estar em todos os campos e plataformas, assim como Deus deve estar o tempo todo em nossas vidas. “Eu tenho a impressão de que esse pensamento de ser lugar ou não tem a ver como a gente entende Deus na nossa vida. Será que Deus tem um momento para Ele na nossa vida?”, indaga.

“O YouTube não é um lugar para Deus? Não, a gente não consegue tirar a teologia da nossa vida diária. A gente vive teologia o tempo todo. A nossa vida com Deus é teologia. Então, se eu estou falando no YouTube, eu vou acabar falando de teologia”, disse.

 

Teologia para mulheres?

Isa Martins mantém o programa “Mulheres em Reforma” no canal Dois Dedos de Teologia. Ela comenta que se sentiu impelida de produzir conteúdo para a web ao perceber que há pouca teologia voltada para mulheres na internet. “Infelizmente essa realidade não é só no YouTube. Nós temos poucas mulheres produzindo bom conteúdo teológico”, afirma.

“Existem bons livros teológicos, mas poucos são traduzidos e poucas escritoras brasileiras falando sobre feminilidade numa perspectiva Bíblica, aprofundada nas escrituras mesmo. E diante disso eu vi a necessidade e vi que apesar de eu não saber muito, eu ainda poderia oferecer mais do que o que estava sendo oferecido, porque como foi falado aqui, o YouTube é um lugar de superficialidade e parece que quando o público é feminino, essa superficialidade se torna ainda maior”, ressaltou.

“Parece que mulher só gosta de batom, maquiagem e falar de homem. Mulher precisa de teologia e assim como eu, tem muitas outras mulheres precisando de teologia, precisando de incentivo para ser fortalecida na palavra. Para compreender as questões atuais da feminilidade à luz das escrituras foi que eu me propus de encarar esse desafio com muito medo e temor no coração. Mas sabendo que em Deus, nosso trabalho não é vão e que por mais que seja simples, ainda é muito para muita gente que não tem recebido nada”, concluiu.



  • Conhecendo agora esse trabalho e já gostando muito.