Pular para o conteúdo

Autor da Bíblia “A Mensagem”, Eugene Peterson muda de posição sobre casamento homossexual

Eugene Peterson, autor da Bíblia “A Mensagem”. (Foto: Reprodução).

Eugene Peterson, autor da conhecida Bíblia “A Mensagem”, cedeu uma entrevista para o jornalista Jonathan Merritt do site “Religion News Services” e respondeu algumas perguntas intrigantes sobre questões culturais e sua visão sobre a homossexualidade na igreja.

“Eu não teria dito isso há 20 anos, mas agora conheço muitas pessoas que são gays e lésbicas e parecem ter uma boa vida espiritual”, disse Peterson ao site. O líder contou que passou 29 anos pastoreando uma Igreja Presbiteriana que ele mesmo fundou em Bel Air, Maryland (EUA), e que durante esse período não teve tantos aconselhamentos com homossexuais em sua congregação.

No entanto, um dos poucos aconselhamentos nesta área lhe chamou atenção de forma especial. Ele explica que, certo dia, um jovem pediu para assumir o cargo de líder de louvor na congregação. O tal rapaz havia crescido na igreja de Peterson e se tornado um músico talentoso, além de professor de ensino médio. Enquanto pedia o emprego, ele revelou que era gay. O pastor teve orgulho de sua igreja, que não fez qualquer questionamento sobre a contratação do jovem.

Para Peterson, o rapaz “era realmente um bom músico e a pessoa certa para o trabalho”. Ele sente que a igreja está em um momento de transição em relação à posição sobre a homossexualidade. “Eu acho que esse tipo de debate sobre lésbicas e gays pode acabar”, ressalta.

Sem resposta definitiva

Sobre a homossexualidade ser algo correto ou errado, Peterson não possui uma resposta definitiva. “Eu não acho que seja algo que você possa exibir, mas também não julgo ser certo ou errado”. Para o líder, este é o momento da igreja derrubar o debate, pois se uma igreja não concorda com a decisão de incluir homossexuais na congregação, “provavelmente eles irão para outra igreja”, colocou.

Megan Briggs, editora do site Church Leaders questiona: “A curiosa resposta de Peterson a esta questão levanta uma antiga pergunta: qual é exatamente o propósito da igreja? É para ser uma espécie de clube ou ser um lugar onde pessoas de diferentes contextos socioeconômicos, filosofias, culturas e talvez até mesmo orientações sexuais possam se reunir para buscar a Deus e sua vontade juntos?”.

Peterson, que já tem 84 anos, ressalta na entrevista sua crença na importância do relacionamento pastoral nas igrejas. Ele não é fã de mega-igrejas, onde há a preocupação de lotar templos e não de construir um bom relacionamento com as ovelhas. “Não há relacionamento com ninguém”, diz ele sobre as congregações de grande porte. Ele continua dizendo que esse tipo de igreja preza pela diversão. “São lugares de entretenimento”.

A verdadeira igreja, de acordo com Peterson, é “relacional”, onde as pessoas “conhecem as outras com quem estão orando”. Ele diz: “A conversa é uma das coisas mais importantes que os pastores precisam desenvolver – em vez de dizer às pessoas o que fazer”. Peterson sugere que em vez de lhes dizer que seu estilo de vida é errado ou pecaminoso e que eles devem mudar, o pastor deve primeiro conhecer a pessoa, ouvir sua história e envolvê-los.



  • Fico com a opinião da Bíblia, pois o autor dela nunca muda:
    “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Levítico 18:22”

    Sobre o Pr. Eugene Peterson, que pena, mas é mais uma contribuição para se cumprir o que o texto bíblico diz:
    “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8b”

  • Eu ví uma cena dessa, de aceitar um talentoso musico homussexual no grupo de louvor na serie Greenle na Netflix. A ficção imita a realidade ou a realidade imita a ficção.
    É lamentável um posicionamento desse de um teolólo do naipe do Eugene! Uma comparação correspondente seria um pedófilo, ou uma prostituta querer um carga na igreja.

  • Bom dia. Vc tem a entrevista original para disponibilizar? Pq alguém poderia dizer que vc está INTERPRETANDO a entrevista, ao invés de TRANSLITERA-LA. Exatamente o que o Peterson fez com a Bíblia…

    • “Eu não teria dito isso há 20 anos, mas agora conheço muitas pessoas que são gays e lésbicas e parecem ter uma boa vida espiritual”, disse Peterson ao site.

  • Não se trata de o pastor aceitar ou não um homossexual, más de acreditar que o que diz a Bíblia são mensagens de Deus e esta conduta homossexual é proibida por Deus. Creio que estamos indo para um tempo onde casar irmãos,pai com filha e filho com a mãe,adultos com crianças será normal e quem não aceitar será preconceituoso isso é só a ponta do aicibergue, a mídia já tentou isso uma vez quem não lembra é só pesquisar na Internet a xuxa rainha dos baixinhos querendo seduzir o filho de uma amiga ( filho de menor)e amiga ao descobrir a expulsão e tenta ficar com o próprio filho.

  • Sabe o que eu acho? É que a igreja diz que quer evangelizar o mundo, mas não quer se alfabetizar espiritual, biblicamente, socialmente e cientificamente. JESUS ordenou que pregássemos o EVANGELHO DO REINO A TODA CRIATURA… Alguém tem dúvida de que o HOMOSSEXUAL é CRIATURA? Se tem, precisa estudar para superar sua ignorância. A Bíblia é muito clara em dizer que o nosso papel é pregar o Evangelho do Reino. O de transformar o homem e convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo é do ESPÍRITO SANTO. Os crentes de hoje estão querendo fazer o contrário: não estão pregando o Evangelho do Reino, mas estão querendo assumir o lugar do Espírito Santo e fazer o que só Ele pode, transformar e convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Concordo perfeitamente com Eugene Peterson.

    • Mas como você relaciona isso com a recomendação do Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 5.1-13, que pede que a congregação de Corinto expulse de seu meio um pecador manifesto e impenitente e recomenda que ele seja entregue a Satanás para a destruição da carne?

      • Eu relaciono que contexto em que Paulo escreveu a carta era outro, era um filho tendo relação sexual com a mulher de seu próprio pai, a outra recomendação é a questão da “imoralidade” essa questão do que é “moral” tem muito a ver com a cultura e tradição, por exemplo no brasil é imoral dois homens se beijando, já o próprio Paulo recomendou o “ósculo santo” (beijo na boca entre dois homens) tanto é que na Russia por exemplo dois homens se beijando não constitui “imoralidade” a bíblia é mesma ontem, hoje e sempre, mas as relações humanas não, onde um dia era considerado justo ético e moral a morte por “apedrejamento” conforme o AT, hoje temos o NT que diz que amor é capaz de cobrir uma multidão de pecados.

        E para finalizar Paulo na carta em questão diz:
        “que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão”.

        Acho que as únicas coisas que não esta ligado a cultura do lugar em que se vive é ser caluniador e ladrão porque qualquer nação tem isso bem definido, já ser um “alcoólatra” vai depender do tanto que bebida que o organismo consegue metabolizar, tem gente que pode tomar 2 ou 3 garrafas de cerveja e ficar sóbrio tem gente que com meio copo esta bêbado, tem gente que considera a latria diferente de dulia ou hiperdulia tem gente que acha que culto deve ser feito somente para Deus e o resto é idolatria e por ai vai, tem gente que guarda dinheiro pensando que é bom ter uma reserva em caso de doença ou outro imprevisto e sempre pensa em usar o tem e administrar o que tem para não gerar gastos desnecessário e tem gente que chamada isso de ser avarento.

        Uma coisa é certa, todo “pecado” leva a morte, não existe pecado “pequeno” nem pecado “grande”, o assassino que não se arrepender dos seus pecados e reconhecer Jesus como seu único salvador terá o mesmo fim que aquele que em “pensamentos” desejou a mulher de outro e também não se arrependeu, se há pecado em ser homossexual o melhor lugar que ele poderia estar é dentro de uma igreja, é lá que Deus irá falar com ele e não em bordéis, boates ou casas de prostituição.

        Jesus ama o pecador não o pecado.

        • Victor, entendo sua colocação em relação a recomendação de Paulo. Mas entenda, ser gay, não necessariamente significa que a pessoa está na prática sexual imoral. Tenho um amigo cristão que é gay, ele reconhece o seu pecado e renúncia sua vontade de se relacionar com outros homens. Mas não e assim “me converti, agora vou acordar no dia seguinte sentindo atração por mulheres”, eles se sentem atraídos por homem, e um desejo da carne, assim como um jovem solteiro cristão, se sente atraído por moças.. não necessariamente significa que ele transa. Pode ser que um dia, Deus transforme isso em meu amigo e ele se case com uma mulher. Ou não, as vezes ele não se casará e viverá com esse “espinho da carne”. Não tem como pedir para uma pessoa deixar de ser gay. É a mesma coisa que eu falar pra você, “pare de gostar de mulher.” O importante é a pessoa entender que ela não nasceu assim é buscar entender onde isso se desencadeou, no caso do meu colega, foi abusado na infância. Ele entende que houve uma arulteracao no caráter dele. Pra ele ter chegado a esse entendimento, mesmo sendo gay, pode ter certeza que ele, sendo gay, tem um relacionamento íntimo com Deus.

    • Pergunto ao ilustre irmão vc ficaria em um determinado templo tendo a frente um casal de homossexuais seja dois homens ou duas mulheres? No livro do Apocalipse álcool não tem uma conotação positiva. Associamos com o excesso e a falta de responsabilidade. Em 1º Coríntios existe uma lista, e os bêbados estão incluídos nela: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?”

      Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” 1 Coríntios 6:9-10

      “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:7-8

      Muitos cristãos são bons ouvintes da Palavra, ou seja, não faltam aos cultos, leem as Sagradas Escrituras e fazem suas orações diárias a Deus.

      Mas há aqueles que só fazem isto, ou seja, não assumem a responsabilidade de colocar em prática aquilo que o Senhor lhes abre o entendimento.

      Sabemos que cada um de nós tem um plano que foi traçado por Deus para executarmos e também sabemos que há tentações que o inimigo coloca nos nossos caminhos para que nós não obedeçamos aos desígnios de Deus e, assim, sejamos mais um membro das trevas, agora e caminhando também para a destruição final.

      Para nossa reflexão relaciono abaixo os grupos que não herdarão o Reino dos Céus, ou seja, que não viverão ao lado do Pai, nem aqui e agora e tampouco na eternidade.

      1. os devassos (libertino; dissoluto, licencioso) imorais (que vive contrariamente à moral, desonesto, libertino, indecência, rejeitar os valores morais normalmente aceitos)

      2. os idólatras (Amor exagerado ao que não pertence a Deus, Adoração de ídolos)

      3. os adúlteros (Que viola a fidelidade conjugal, Infidelidade conjugal)

      4. os efeminados/homossexuais passivos ou ativos (tem modos próprios de mulher. / Adamado, amaricado, excessivamente delicado. / Frouxo, mole)

      5. os sodomitas/homossexuais passivos ou ativos (Habitante ou natural de Sodoma., Pessoa que pratica a sodomia, Perversão sexual; coito anal; pederastia, Práticas sexuais entre homens; homossexualismo masculino)

      6. os ladrões (roubadores, não somente de dinheiro e bens, mas todos os que intencionam usurpar fiéis de outras denominações cristãs que aceitaram e andam com o Senhor Jesus.)

      7. os avarentos (Que ou aquele que alimenta a paixão de juntar dinheiro. (Sin.: avaro, forreta, harpagão, mão-de-finado, pão-duro, seguro, somítico, sórdido, sorrelfa, sovina, unha-de-fome, usurário.)

      8. os bêbados/alcoólatras (viciado em bebida alcoólica; beberrão, ébrio. Que ou o que está embriagado, que tem o cérebro perturbado pela ação do álcool)

      9. os maldizentes (Que ou aquele que fala mal dos outros. / Intrigante., Que ou quem intriga; mexeriqueiro) caluniadores (Que, ou aquele que calunia, detrata, difama. Atingir alguém em sua reputação, em sua honra, por acusações falsas; difamar., Imputar a alguém fato ofensivo de sua honra ou de sua reputação. / Desacreditar publicamente)

      10. os roubadores/trapaceiros (Que ou aquele que faz trapaças; trampolineiro; finório, velhaco, espertalhão, embusteiro.)

      11. tímidos (Que não tem coragem; medroso: menino tímido. / Inseguro; acanhado; inibido.) covardes (Medroso, poltrão, pusilânime, Destituído de coragem; temeroso até à covardia; fraco, covarde, poltrão. / Que deixa transparecer esse defeito: procedimento pusilânime.)

      12. incrédulos (Que não é crédulo ou crente. / Que não crê nos dogmas religiosos. / Que dificilmente se deixa convencer, infiel, ateu, ímpio, incréu.)

      13. abomináveis (Que excita a aversão, o horror: crime abominável. / Muito mau: gosto abominável. (Sin.: detestável, execrável.)) depravados (Pervertido, degenerado, corrompido. / &151; S.m. Bras. Indivíduo libidinoso, dado a depravações, imoral.)

      14. homicidas (Pessoa que mata outra; assassino. / &151; Adj. Que é causador de morte: instrumento homicida) assassinos (Aquele que mata com premeditação ou à traição. / &151; Adj. Que mata: mão assassina. / Homicida, matador)

      15. fornicadores (Ação de fornicar, relações sexuais realizadas entre solteiros, Pecado de luxúria) que cometem imoralidade sexual(Oposição aos princípios da moral: imoralidade de um livro. / Qualidade do que é imoral. / Coisa imoral. / Devassidão, desonestidade, indecência.)

      16. feiticeiros (Que faz feitiços; bruxo, mágico. / &151; Adj. Aprazível, atraente, fascinante, encantador.) os que praticam feitiçaria (Operação, atividade de feiticeiro; bruxaria, sortilégio: na Idade Média, a feitiçaria era considerada crime. / Fascinação, encanto, enlevo, sedução: feitiçarias do coração. Malefício ou artimanhas de feiticeiro: recorrer aos sortilégios da macumba. / Trama, combinação, maquinação. Ato de enlevar. / Estado de espírito provocado por pessoa ou coisa que maravilha ou encanta. / Encantamento, deleite. / Êxtase.)

      17. idólatras (Que adora ídolos. / Pagão: povo idólatra. / Próprio de idolatria: culto idólatra. / Fig. Que ama excessivamente: essa mãe é idólatra dos filhos. Prestar idolatria. / Adorar com idolatria. / Fig. Amar excessivamente, com grande paixão.)

      18. todos os mentirosos (Que engana; que foge à verdade; enganador, ilusório, mendaz; falso. / Que tem o hábito de mentir.)

      Avalie-se com sinceridade perante o Senhor e reveja os pontos onde você se identificar, mudando suas atitudes. O maior beneficiado será você mesmo!

      ADICIONAIS!

      Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe “descobrir” o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus.

      A Bíblia alista a “prática de espiritismo” junto com as outras “obras da carne”, que são diametralmente opostas às qualidades cristãs. — Gálatas 5:19-21.

      Em Apocalipse 21:8, os “que praticam o espiritismo” (“aqueles que convivem com demônios”, A Bíblia Viva) são colocados na mesma categoria ‘dos que não têm fé, e dos que são repugnantes na sua sujeira, e dos assassinos, e dos fornicadores. . . e dos idólatras, e de todos os mentirosos’. Como encara Deus os que deliberadamente são mentirosos, fornicadores, assassinos e praticantes do espiritismo? Odeia os atos deles! — Provérbios 6:16-19.

      Meter-se no espiritismo, portanto, equivale a amar aquilo que Deus odeia. É como rejeitar a Deus, estar no campo de Satanás, e tomar o partido do arquiinimigo de Deus e dos seus ajudantes. Agora, pense no seguinte: Gostaria de ser íntimo de alguém que toma o partido dos seus inimigos? Claro que não. Antes, você se manteria longe de tal pessoa. Portanto, é óbvio que podemos esperar a mesma reação por parte de Deus. Provérbios 15:29 diz: “Jeová está longe dos iníquos.” — Veja também o Salmo 5:4.

      Apocalipse 21:8 => “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. “

      Apocalipse 22:15 => “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”

      Jeremias 27,9 => “Não escuteis, portanto, vossos profetas e adivinhos, nem vossos vaticinadores, astrólogos e feiticeiros que vos disseram que não sereis sujeitos ao rei de Babilônia. “

      Mateus 24.12 diz ( E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos ).

      Podemos observar que e óbvio que os que não estão tendo o seu corpo como morada do Espírito Santo, vão semear os frutos contrários ao do Espírito Santo que se encontram em Gálatas 5.16-21. diz ( Digo porem: andai no Espírito e jamais satisfará a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito e o Espírito, contra a carne, porque
      são opostos entre si; para que não façais o que , porventura, seja do vosso querer.

      Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam).

      Podemos até sentir estas coisas, mas não podemos jamais deixar que elas nos domine ou seja coloca-las em prática e sim orarmos a Deus para que estas coisas não venham a se prevalecer em nossas vidas.

      Apocalipse 22: 15 – Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

      Lucas 12:15 – E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

      Saiba mais:
      João cap 14 ver 2, 3 e 6 *
      * I Aos Coríntios cap 6 ver 9 e 10 *
      * Apocalipse cap 21 ver 8 e 27 *
      * Apocalipse cap 22 ver 15 e 19 *
      * I A Timóteo cap 1 ver 8 ao 10 *
      * Aos Efésios cap 5 ver 3, 5 e 7 *
      * Tiago cap 4 ver 4 e 7 *
      * I Aos Coríntios cap 6 ver 13, 15, 16, 18 e 20 *
      * Isaias cap 59 ver 2 ao 4 e 10 *
      * Aos Efésios cap 5 ver 18 *
      * Aos Ronanos cap 1 ver 26, 27, 29, 30 e 32 *
      * Aos Romanos cap 6 ver 23 *
      * João cap 15 ver 22 *

      Esvazie-se deste mundo e de tudo o que te prende (amarra) a ele e sinta a sua inutilidade para salvar a sua alma… Creia, no seu coração, que JESUS CRISTO é o ÚNICO (João 14:6) e que PODE, PELA SUA INFINITA GRAÇA, AMOR e MISERICÓRDIAS, SALVAR A TUA POBRE E PERDIDA ALMA, AGORA!

      Abraços! Fiquem todos com

  • O que Eugene Peterson acha não é base para eu definir o que é ou não pecado; essa definição está na bíblia e ponto final.
    O certo e o errado estão descritos lá, só seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *